segunda-feira, 18 de maio de 2009

Em que campos pode trabalhar um semioticista?

Estudamos os signos como parte de nosso curso, mas será que alguém trabalha só com isso?
Não só nós, como muitos têm essa dúvida.

Como a semiótica se presta ao estudo dos mais variados tipos de linguagem e significação, um(a) semioticista pode atuar nas mais diversas áreas, como:

- comunicação de um modo geral; publicidade e propaganda, especialmente quanto à análise e desenvolvimento de marcas;
- biologia, como pesquisador(a) dos processos de comunicação celulares, por exemplo;
- tecnologias da informação etc.

Enfim, todo e qualquer campo que envolva o estudo e/ou a aplicação de processos/técnicas comunicacionais.

2 comentários:

  1. Boa tarde! =)
    Estou a estudar Ciências da Comunicação em Lisboa e, como aluna do 1º ano, estou a ter neste primeiro semestre a disciplina de Semiótica. O meu professor pediu-nos para fazermos um trabalho, que será o elemento decisivo para sabermos se vamos a exame da disciplina ou não, mas tenho algumas dúvidas acerca do tema que me interessa e o senhor não esclarece dúvidas a ninguém.
    O que é pretendido é que façamos uma análise semiótica e eu pensei em fazê-la acerca de uma cor, mas depois comecei a pensar: "É possível fazer uma análise semiótica acerca de uma cor e explicar o seu significado em variados contextos? Estaria correcta feita deste modo?"
    Não tendo mais ninguém a quem recorrer, seria muito importante que me pudessem responder. É urgente...
    Aguardo ansiosamente resposta,
    Com os melhores cumprimentos,
    Sofia

    ResponderExcluir
  2. Olá, Sofia.
    Estimo que tenha solucionado seu problema no tempo que lhe foi preciso. Contudo, pensando naqueles que ainda abrem esse link, uma sugestão seria começar a ler os fundamentos da Semiotica Visual.
    Caso o conhecimento em semiótica seja raso ou inexistente, sugiro começar, então, pela Semiótica Discursiva de linha Francesa, para daí caminhar para os estudos na Semiótica Visual com maior aproveitamento.
    Se você deseja analisar a significação que uma cor tem em um texto - vale lembrar aqui que para a semiótica da escola de Paris, o texto é a junção do plano de conteúdo com o plano de expressão e, por tanto, tudo o que estiver posto dessa forma, será considerado texto (um quadro, uma publicidade, uma dança, a arquitetura, a musica, poesia e prosa, etc). Aquele que junta mais de um plano de expressão é considerado texto sincretico: verbal com não-verbal.
    Se for dessa forma, a resposta para sua pergunta é sim. A semiótica poderia ser uma teoria aplicada à análise de uma cor.
    Dado o tempo que a pergunta fora feita, sei que não a ajudei. Mas espero que assim tenha feito a outros.
    Att
    Crislaine Silva

    ResponderExcluir